About

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Estudo Bíblico - Semeando aos Corações

“TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” (Mateus 13:1-8)
Nessa passagem Jesus nos fala que há vários tipos de solos, esses solos são a representação do coração das pessoas, cada pessoa na Terra tem um tipo de coração que se encaixa em algum desses perfis. Essa parábola nos mostra a relação da palavra de Deus (que é representada por uma semente) em cada um desses corações. São esses tipos de solos (corações):
1. Solo junto ao caminho. (Mt 13:4)
As pessoas que fazem parte desse grupo carregam em si algumas características:
1.1. Não estão no caminho
O caminho é Jesus (João 14 : 6). A palavra de Deus fala que esse tipo de pessoa está à margem do Caminho está perto, mas não está nEle. É muito comum vermos essas pessoas nas igrejas, elas veem uma vez ou outra na casa de Deus e logo se desviam ou pior permanecem na casa de Deus sem que haja na vida delas alguma mudança. Ou seja, nunca estiveram no Caminho, estavam perto dEle, mas nunca estiveram nEle, nem estarão.
1.2. Não dão lugar à semente
A semente é a palavra de Deus (Mateus 13:19a). Essas pessoas não dão nenhum lugar à palavra de Deus. Como diz na Bíblia não havia um lugar reservado para a palavra de Deus, nenhum lugar especial para que a semente entrasse e por isso a semente (palavra) foi roubada pelas aves (o diabo). Essas pessoas são duras de coração, e ainda tem um coração de pedra.
1.3. Perdem a semente facilmente
Essa é uma característica marcante daqueles irmãos que veem na igreja somente para brincar, na verdade não estão interessados na palavra, estão distraídos com outras coisas, namoros, fofocas, etc. E assim deixam facilmente o diabo vir e tomar a semente que estava neles sem que essa semente tenha ao menos a oportunidade de crescer.

Como essa pessoa pode mudar?
Devemos mostrar para ela o caminho. Essas pessoas precisam conhecer Jesus verdadeiramente, precisam aprender a dar lugar à semente e guardá-las em seu coração.

2. Solos pedregosos. (Mateus 13:5-6)
As características principais desse tipo de pessoa são:
2.1. Há muitas pedras em sua vida
As pedras são a representação dos pecados dessas pessoas. Elas são o reflexo dos métodos de evangelização humanista, onde é pregado às pessoas que se elas vierem para Jesus elas terão várias recompensas. Ou seja, o evangelizador pregou para essa pessoa, mas esqueceu do pecado, essa pessoa vem à Igreja na intenção de receber alguma coisa, reservam um pouco de espaço para a palavra de Deus, mas não há um arrependimento dos pecados, por isso essa pessoa não é perdoada e seu coração ainda está cheio de pedras.
2.2. Não tinham terra funda
Como foram explicadas antes, as muitas pedras que são os pecados, ainda estão em seus corações porque não houve um arrependimento verdadeiro e por isso o coração dessas pessoas ainda não foi verdadeiramente transformado. Essas pessoas são aquele tipo que vive de aparência, a sua terra parece funda, mas na verdade não é, no fundo de seus corações ainda há pedras, e para encontrá-las basta apensa cavar um pouco.
2.3. Não resistem as provações
No coração dessas pessoas a semente ainda germina e começa a brotar. Mas logo vem o sol que são as provações, como as perseguições, as zombarias, etc. Como essa pessoa não estava verdadeiramente firme em Jesus, pois o pecado ainda estava em seu coração ela não resiste às provações e afasta-se da presença de Deus.

Como essas pessoas podem mudar?
Essa pessoa precisa se arrepender verdadeiramente dos seus pecados e retirar as pedras do seu coração para que venha haver apenas terra para a semente. Por isso temos que pregar a verdadeira palavra para essas pessoas uma palavra que gere em seu coração um sincero arrependimento.

3. Solos espinhentos. (Mateus 13:7)
A característica principal desse tipo de pessoa é:
3.1. Sufocada pelos espinhos
Os espinhos é o mundo e todo o tipo de corrupção que há nele (Mateus 13:22). Essas pessoas não dão nenhum espaço para a palavra de Deus, o mundo em seu coração é tão valioso que a palavra sequer tem espaço para germinar. Elas estão presas em suas paixões e não estão dispostas a largá-las, não querem negar a si mesmas, ridicularizam a palavra de Deus, a ponto de quando a semente é lançada os espinhos crescem e sufocam ainda mais a palavra.

Como essas pessoas podem mudar?
Temos que estar continuamente em oração para que quando formos pregar a essas pessoas o fogo do Senhor (II Crônicas 7 : 1) esteja conosco e possa ser derramado nos corações dessas pessoas, e o mundo que mora nelas venha ser destruído para que haja um espaço para a semente de Deus na vida delas.

4. Bons solos
As características dessas pessoas são o contrário das demais:
4.1. Estão no caminho certo
Essas pessoas estão na presença de Deus e sabem que estão no lugar certo, diferentemente da primeira que estava junto ao caminho, essa pessoa está em um bom lugar para que a palavra de Deus possa germinar em seus corações.
4.2. Dá lugar a semente
Essas pessoas sempre têm um lugar para a semente, o coração delas é um coração de carne e de fácil penetração para a palavra da vida.
4.3. Guardam a palavra em sua terra
Elas seguem o que diz a palavra de Deus em: Salmos 119 : 11. Guardam a palavra de Deus em seu coração para que as aves (o diabo) não roube delas essa semente.
4.4. Não há pedras em seu solo
Elas realmente se arrependeram dos seus pecados. No momento em que foram evangelizadas ou ao longo da sua caminhada a palavra de Deus penetrou no seu coração e essa pessoa através do Espírito Santo que convence o homem do pecado percebeu que havia pecados no seu coração e se arrependeu deles.
4.5. Tem uma terra funda
O coração dessas pessoas é realmente transformado pelo Senhor, são pessoas que não vivem de aparência, realmente em suas vidas seus pecados foram perdoados, e todas as pedras foram arrancadas. E elas não têm mais com o que se preocupar.
4.6. Resistem às provações
Como essas pessoas têm um solo profundo, quando o sol bate nas suas folhas nada acontece demais, elas não secam, pois com as suas raízes conseguem descer mais profundo e encontram água, estão firmadas em Deus e por isso elas conseguem da água da vida.
4.7. Não há espinhos nessa terra
O mundo não está nessa pessoa, não há nela espaço para as coisas do mundo, mas somente para as coisas de Deus, por isso não espinho nessas pessoas, somente uma boa terra preparada para receber a semente.
4.8. Crescem
As pessoas que conservam essas qualidades são as que conseguem crescer. O coração delas está preparado para receber a palavra de Deus. O seu coração está em boas condições não há impedimento para que a palavra se desenvolva. As suas raízes conseguem encontra água no subsolo, elas sabem se humilhar na presença de Deus e assim recebem da água da vida. E Deus as faz crescer (I Coríntios 3 : 6).
4.9. Dão frutos
Essas pessoas além de crescerem elas dão frutos, cada um segundo o que lhe é concedido por Deus. Que depois gerarão mais sementes e nascerão mais frutos.

Temos que examinar a nós mesmos (I Coríntios 11:28). Precisamos perceber que tipo de solo é o nosso coração, e se não for um solo bom, temos que mudar, para que sejamos como boas árvores plantadas junto ao ribeiro e possamos dar frutos bons (Salmo 1).
                Renato Silva

Amor - Há Momentos

Há momentos na vida da gente, que a gente se pergunta por que é que as coisas são assim. São nesses momentos, que paramos para refletir sobre o real sentido das coisas... descobrindo assim as certezas e as INcertezas da vida que a gente vem carregando desde de sempre.
O interessante disso tudo, é que não é apenas questão de rever os principios, mas é questão de rever a sí mesmo, em quem você se tornou em como você interage com as pessoas, se perguntar por que as coisas são assim não adianta em nada se você não demonstra pra você mesmo o seu brilho, a sua força, a sua garra, o seu carisma, o seu alto astral, o seu vigor, sua juventude.
Não basta apenas mostrar pra você mesmo, você deve agarrar isso com tudo, e provar pra todo mundo do que você é capaz e COMO você se dispoe a encarar seu medos e seus tropeços de cabeça erguida, de peito aberto, sem medo, sem preceitos, sem esquecer de quem você realmente é de que como você realmente gostaria de ser.
É com esse pensamento que você abre as portas de você mesmo para que o seu verdadeiro EU mostre a todos quem está por dentro e abrindo essa porta, também, é que você consegue trazer pra dentro, interagir com o exterior, absorver as coisas. Nessas horas, temos que ficar atentos e criar um filtro para drenar tudo de ruim e absorvermos somente o bom, o agradavel, o doce.
Se você consegue acordar todos os dias, com o brilho nos olhos, disposto a enfrentar seus medos, e dar um tapa nos inimigos, você consegue obter de você mesmo e dos outros tudo aquilo que você sonha, tudo aquilo que você quer. É a capacidade de nos apaixonarmos todos os dias é que nos faz criar asas e alçar vôo rumo a lugares mais distantes, mais bonitos.
O fogo inocente dos olhos de uma criança, o brilho curioso, é o que devemos ter para conseguirmos sonhar, viver, sorrir e crescer.
               
karolynn Cris

Família - Não basta ser Pai, tem que participar!

Há alguns anos, em um final de tarde, depois de um dia exaustivo, meu filho mais velho como comumente fazia, foi ao treino de futebol. Contudo, antes de sair de casa, olhando em meus olhos espontaneamente disse: - Pai, quer ver o meu jogo? Confesso que naquele momento, minha vontade foi de lhe dizer que estava cansado, e que da próxima vez poderia contar comigo, no entanto, movido pelo Espírito Santo de Deus lhe disse: - Vamos lá, será um prazer desfrutar de sua companhia! O menino abriu um enorme sorriso nos lábios e imediatamente partimos para o local do treino. Lá chegando, sentei-me à arquibancada e durante uma hora aproximadamente fiquei junto ao alambrado assistindo uma boa partida de futebol.

Ao sair do treino fui levado a pensar na correria do dia-a-dia e na agenda cheia que muitas das vezes nos roubam momentos preciosos como esse. De fato, a vida moderna é uma grande correria, onde trabalho, estudo e outras atividades mais, ocupam quase que a totalidade do nosso tempo. Em virtude deste corre-corre desenfreado não são poucas as vezes que nossas famílias e filhos sentem-se enormemente prejudicados.

Diante do frenesi da vida, fico a pensar na quantidade de crianças, pré-adolescentes e jovens que gostariam que seus pais lhe dessem um mísero minuto de atenção. Caro leitor, por favor responda sinceramente: de que forma você tem lidado com o seu tempo? Por acaso você já se deu conta de que o fato de pais gastarem momentos com seus filhos contribuem significativamente para o desenvolvimento destes? Será que você entende que pais que participam da vida e da história de seus filhos cooperam veementemente para o desenvolvimento psico-social deste que em poucos anos virá ser um adulto?

Posso lhe dar uma sujestão? Que tal "chutar o balde?" O que acha de se contrapor ao frenesi da vida, dedicando mais tempo aos seus filhos, investindo neles através da amizade, parceria e companheirismo?Lembre-se, criar filhos é muito mais do que suprir necessidades materiais, criar filhos significa participar, interagir,além de viver o mundo e no mundo daqueles aos quais tanto amamos.

Pense nisso!
Fonte: Pr. Renato Vargens